A acupuntura é uma terapia complementar tradicional que tem origem histórica na China. Envolve a inserção de pequenas agulhas para estimular partes específicas do corpo e sua rede neural.
A acupuntura é uma forma de terapia complementar que envolve a inserção de agulhas muito finas no corpo. Os profissionais inserem agulhas em diferentes locais e profundidades para tratar diferentes problemas de saúde.
A acupuntura pode ajudar a aliviar a dor e tratar uma série de outras complicações. No entanto, a maneira exata de como funciona permanece incerta. Algumas pessoas acreditam que ela funciona equilibrando a energia vital, enquanto outras acreditam que tem um efeito neurológico.
Neste artigo, detalhamos o que é a acupuntura, como ela pode funcionar e quais são os benefícios e riscos da prática. Acompanhe.
O que é acupuntura?
A acupuntura envolve a inserção de agulhas no corpo que estimulam os nervos sensoriais na pele e nos músculos. Ela ajuda a tratar dor crônica e outras condições físicas.
A acupuntura tem raízes na medicina tradicional chinesa (MTC) e agora é um tratamento complementar comum no mundo todo.
Como funciona a acupuntura?
A medicina tradicional chinesa explica que a saúde resulta de um equilíbrio harmonioso dos extremos complementares de Yin e Yang, da força vital conhecida como Qi, pronunciada “chi”. Os defensores acreditam que a doença é a consequência de um desequilíbrio dessas forças.
De acordo com a MTC, o Qi flui através dos meridianos, ou caminhos, no corpo humano. Esses meridianos e fluxos de energia são acessíveis através de 361 pontos de acupuntura no corpo. A inserção de agulhas nesses pontos com combinações apropriadas trará o fluxo de energia de volta ao equilíbrio.
Uma revisão de 2017 sugere que muitos pontos de acupuntura estão em locais onde a estimulação pode afetar a atividade de vários neurônios sensoriais. Esses sites também são conhecidos como campos receptivos.
A estimulação física da inserção da agulha nesses locais pode afetar o processamento da dor no sistema nervoso central e nos músculos e aumentar o fluxo sanguíneo para certas partes do corpo.
Em uma meta-análise de 2018 sobre o efeito da acupuntura na dor crônica descobriu-se que a prática pode fornecer benefícios de alívio da dor distinguíveis do placebo. No entanto, o mecanismo exato pelo qual a acupuntura funciona não é claro.
A acupuntura tem algum risco?
Todas as terapias vêm com riscos e benefícios. Uma pessoa deve sempre procurar aconselhamento médico antes de iniciar qualquer terapia.
Os possíveis riscos da acupuntura que são levados em ponderação são:
- Sangramento, hematomas e dor podem ocorrer nos locais de inserção.
- Agulhas não esterilizadas podem levar à infecção.
- Em casos raros, uma agulha pode quebrar e danificar um órgão interno.
Como em qualquer terapia complementar, é aconselhável usar a acupuntura juntamente com os tratamentos convencionais em casos de condições crônicas ou graves.
Quais são os benefícios da acupuntura?
A acupuntura é uma terapia complementar comum que pode ajudar as pessoas a gerenciar muitas condições diferentes.
Alguns benefícios da acupuntura:
- As pessoas podem combinar efetivamente a acupuntura com outros tratamentos;
- Acupuntura eficaz pode ajudar a gerenciar dor crônica, enxaqueca e dores de cabeça.
- A acupuntura carrega um baixo risco de efeitos colaterais.
- É uma forma flexível de tratamento que pode atingir vários problemas de saúde de uma só vez.
É aconselhável não usar a acupuntura como um substituto para a ajuda médica convencional.
Quais são os usos da acupuntura?
Você sabia que a acupuntura pode ajudar efetivamente no tratamento de:
- Dor lombar;
- Dor de pescoço;
- Osteoartrite (OA);
- Dor no joelho;
- Dor de cabeça;
Outros estudos sugerem que a acupuntura também pode auxiliar no tratamento de:
- Enxaqueca;
- Neuropatia periférica;
- Náusea;
- Artrite reumatoide;
- Fadiga;
- Tendinopatia (problema nos tendões).
O que esperar da acupuntura?
Um acupunturista examinará uma pessoa e avaliará sua condição. Inserirá uma ou mais agulhas finas e estéreis e dará conselhos.
Os indivíduos normalmente se sentam ou deitam durante o procedimento. O acupunturista deve usar agulhas esterilizadas, descartáveis e de uso único. As pessoas podem sentir uma sensação de picada ou formigamento muito breve após a inserção da agulha.
Eles podem então sentir uma dor incômoda na base da agulha. Normalmente, as agulhas permanecem, variando do procedimento, de 20 a 60 minutos.
O número de tratamentos que uma pessoa precisará depende do seu caso individual. Se você tem uma condição crônica, pode precisar de um ou dois tratamentos por semana durante alguns meses. Um problema de saúde agudo geralmente melhora após 8 a 12 sessões.
Coisas a considerar sobre a acupuntura.
A acupuntura é uma terapia integrativa e não deve substituir os tratamentos recomendados pelo médico.
Antes de se submeter à acupuntura para tratar a dores e condições, é preciso procurar o aconselhamento de um médico em um posto de saúde.