O que são terapias naturais? Benefícios e exemplos

As terapias naturais são aquelas que utilizam os recursos disponíveis na natureza ou que utilizam métodos que não agridem o organismo para promover a saúde, prevenir e curar doenças. As terapias naturais podem usar plantas, óleos essenciais, flores, argila, métodos manuais como a massagem e a drenagem linfática, exercícios de postura e de respiração, métodos de autoajuda e até intervenções na alimentação.

Existem muitas técnicas utilizadas pelas terapias naturais, e podem ser divididas em três grandes áreas: a corporal, mental e vibracional.

Na área corporal estão reunidos os tratamentos que usam a manipulação do corpo, como toques, massagens, pressões ou alongamento. A alimentação também está incluída nesse grupo. 

Na área mental, as técnicas visam o equilíbrio do organismo a partir da sua força mental e pode utilizar metodologias respiratórias, imagéticas ou mentais. A meditação e a hipnose são exemplos de terapias naturais da área mental.

Já a área vibracional atua diretamente na energia do organismo e utiliza técnicas como a acupuntura, reiki e florais.

A nutrição ortomolecular, hidroterapia, quiropraxia, naturologia, cromoterapia, geoterapia, oligoterapia, aromaterapia, massoterapia e ginástica terapêutica são outros exemplos de terapias naturais.

As terapias naturais são utilizadas conforme o diagnóstico do paciente. O terapeuta faz uma entrevista durante a consulta ou em conjunto com outros tratamentos e o paciente pode se tratar com um especialista sobre a doença específica, além de se submeter às terapias naturais para agilizar o processo ou energizar os resultados.

Os benefícios das terapias naturais

Além de serem utilizadas como recursos terapêuticos para prevenção de doenças, como hipertensão, dores, estresse, ansiedade e depressão, dentre outras, as terapias naturais também podem servir como tratamento paliativo para diversas doenças crônicas.

De acordo com os especialistas, os benefícios são amplos e incluem:

  • Autoconhecimento e autoestima;
  • Melhora a disposição física e emocional;
  • Alívio de ansiedade e estresse;
  • Tranquilidade emocional e melhor discernimento;
  •  Alívio de dores físicas;
  • Bem-estar e equilíbrio físico, mental e emocional;
  • Harmoniza e equilibra a respiração

Exemplos de terapias:

Acupuntura: Terapia milenar de origem chinesa que utiliza agulhas para estimular pontos do corpo que, uma vez equilibrados, minimizam problemas físicos e emocionais. 

Aromaterapia: Ramo da fitoterapia que utiliza as propriedades de óleos essenciais 100% puros na tentativa de trazer de volta o equilíbrio físico e emocional. É considerada terapia holística por atuar nos sistemas físico, emocional e mental, harmonizando-os.

Arteterapia: Disciplina híbrida que se baseia principalmente em psicologia e expressões artísticas, como escrita, dança, ilustração, escultura e modelagem.

Ayurveda: Medicina tradicional na Índia, praticada há mais de 7 mil anos e que hoje se estendeu por quase todos os países do mundo. Baseia-se no equilíbrio dos centros de força chamados “doshas” e utiliza os 5 elementos (água, ar, terra, fogo e éter) para promover o equilíbrio e a possível causa dos males físicos.

Biodança: Utilizada no tratamento de estresse, doença de Parkinson, Alzheimer, dentre outras, também é chamada de psicodança e consiste em um sistema de integração afetiva através de vivências praticadas com movimentos de dança e músicas escolhidas que promovem a purificação.

Bioenergética: Técnica que utiliza um conjunto de exercícios e movimentos sincronizados com a respiração. Essa prática visa liberar tensões da musculatura do corpo que foram criadas através da retenção de emoções.

Constelação familiar: Terapia que consiste em curar, ou equilibrar, doenças emocionais e também físicas utilizando arquétipos familiares como forma de se restabelecer a harmonia.

Fitoterapia: Terapia que trata as doenças com remédios produzidos a partir de plantas e vegetais.

Homeopatia: Terapia que se baseia na cura de doenças através da aplicação de substâncias diluídas que causam os sintomas em indivíduos saudáveis.

Meditação: Forma usada para o indivíduo alcançar conexão com mente e espírito e que proporciona bem-estar e relaxamento.

Musicoterapia: Utilização da música dentro do contexto educacional, clínico e social para prevenção de problemas na saúde mental e obtenção de qualidade de vida e bem-estar.

Ozonioterapia: Utiliza a administração de ozônio e oxigênio com o intuito de aumentar a quantidade de oxigênio no organismo, e que é aplicada para vários tipos de enfermidades.

Quiropraxia: Medicina alternativa que faz diagnóstico e tratamentos através da coluna vertebral. Usado no tratamento de lombalgias.

Reflexoterapia: Também chamado de zonoterapia, é o tratamento que consiste na pressão de pontos específicos nas mãos e pés (palmar podal) e que promove um reflexo em outras partes do corpo.

Yoga. Prática que inclui diferentes posições corporais, técnicas de respiração que promovem o equilíbrio e harmonia. É tida como prática física, mas principalmente como uma forma de interiorização que ajuda a alcançar bem-estar e relaxamento, além do domínio do corpo pela mente.

Artigos relacionados